No âmbito do projeto das Literacias, foram escritas histórias pelas várias turmas da nossa escola. O tema predominante foi a "preservação do ambiente". Estas histórias foram alvo de seleção por parte de um júri do projeto "Ajudaris"com objetivo de virem a ser publicadas num livro.
A história selecionada da nossa escola foi a da turma A do 1 ° ano de escolaridade.
Aceda ao link em baixo e veja as escolas selecionadas e as respetivas turmas de todo o país.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1tnidsb-TPgInLYrQUEYG0l1vhS5_fAU-8S11cUQmBG4/htmlview
A história vencedora
Gabriela era uma baleia que vivia no mar azul com muitas criaturas marinhas. Viviam lontras, cavalos marinhos, caranguejos, raias, polvos, algas e corais.
Certo dia a família do Gonçalo foi fazer um passeio de barco e enquanto lanchavam, Gonçalo deixou cair um saco de plástico no mar. Gonçalo ficou muito triste e preocupado porque não conseguiu apanhar o saco, pois ao tentar apanhá-lo podia cair no mar.
Gabriela nadava ali por perto e viu algo transparente dentro de água, decidiu ir lá ver o que era. Achou que era uma comida deliciosa, pois o saco cheirava ao lanche do Gonçalo. Abriu muito a boca e engoliu o saco.
Gabriela começou a ficar maldisposta e foi pedir ajuda aos pais.
Como os pais não sabiam que ela tinha comido um saco de plástico levaram-na ao veterinário, pois achavam que ela estava doente.
O veterinário examinou-a e quando observou a sua garganta encontrou o saco que o Gonçalo tinha perdido. Tirou-o com a ajuda de uma pinça de caranguejo e a Gabriela ficou a sentir-se melhor.
Os pais da Gabriela pegaram no saco e voltaram todos juntos para casa.
Ao chegar a casa Gabriela foi para perto do barco do Gonçalo e cantou para o chamar.
Gonçalo ao ouvir o som da baleia debruçou-se a olhar para o mar. Gabriela ao vê-lo deu um salto e o Gonçalo ficou muito feliz.
Gabriela contou ao Gonçalo que tinha engolido o seu saco e que por isso tinha ficado doente. O Gonçalo pediu-lhe desculpas pelo que tinha acontecido.
Gonçalo aprendeu que o plástico faz muito mal às criaturas marinhas.
Quando voltou à escola Gonçalo contou aos amigos a sua aventura e ensinou-lhes que o plástico faz mal a todos os seres vivos e ao ambiente.
Sem comentários:
Enviar um comentário